“Dia Nacional do livro Infantil” é comemorado com Ação de incentivo à leitura em Itapemirim (16/04/2018)

O município de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura vai comemorar o “Dia Nacional do Livro Infantil” no próximo dia 18 de abril, com uma ação de incentivo à leitura apresentando aos usuários da biblioteca Tomé de Souza Machado uma série de novos livros doados pelo IPHAN e que a partir desta data passarão a integrar o acervo da biblioteca municipal.

A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Na programação haverá a visita de alunos da rede municipal e projetos desenvolvidas especialmente para o dia da comemoração. As atividades acontecerão na biblioteca Tomé de Souza Machado e na Secretaria Municipal de Cultura.

"A intenção é trazer o olhar do público para o mês da literatura infantil, proporcionando, dessa forma, o incentivo à prática da leitura de forma lúdica", explica o Secretário Municipal de Cultura de Itapemirim, Dioge Câmara Leal.

O Iphan publicou - desde sua criação, em 1937 - cerca de 1,5 mil títulos, que proporcionam a estudantes, pesquisadores, professores e ao público em geral um conjunto de obras de referência, essencial ao conhecimento do processo de formação do Patrimônio Cultural Brasileiro. As obras são relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, e a projetos de restauração e recuperação de centros históricos, entre muitos outros temas.

As publicações do Instituto oferecem ao leitor um panorama tão extenso e rico quanto a diversidade desse patrimônio: conteúdos inéditos, estudos recentes, novas propostas acadêmicas e educativas, projetos de restauração, o registro de nossa cultura imaterial - com os modos de fazer, saber e falar -, além da reedição de renomadas obras de referência.

Mais notícias

TituloData 
Ação Itapemirim neste sábado na Safra18/07/2018
CONVITE 18/07/2018
Você é nosso convidado! 18/07/2018
Saúde não tem hora! 18/07/2018
Horto Municipal de Itapemirim tem se tornado referência em Educação Ambiental17/07/2018
Interlocução entre municípios proporciona avanço no setor agrícola em Itapemirim17/07/2018
Oficina de Design e Gestão de Artesanato em Itapemirim17/07/2018
Servidores da Assistência Social participam de uma semana intensa capacitação junto a Setades e ESESP16/07/2018
Neste sábado (15), a equipe na Unidade Básica de Saúde de Itaipava realizou uma série de ações e exames de integração e cuidados com a população local com o objetivo de aproximar os serviços de saúde dos cidadãos.16/07/2018
Itapemirim participa de pesquisa nacional em Educação esta semana na Unicamp16/07/2018
12345678910...
Consulta

Noticias entre e