5 Dicas de segurança na internet para crianças e adolescentes
Em época de quarentena devemos redobrar a atenção quanto ao uso da internet pelas crianças
Publicado em 08/06/2020 13:47
Com a quarentena, as crianças tendem a passar mais tempo no computador, por isso, a importância de manter a atenção redobrada.
A pandemia do Covid-19 (coronovírus) tem afetado, além da saúde de milhares de pessoas, comportamentos e hábtos. Por causa de medidas restritivas da quarentena, as crianças podem chegar a passar boa parte do dia online: aulas, conversas com os avós, amigos, aulas de música e até mesmo de educação física. Essa é a mesma realidade de milhões de crianças e adolescentes, que são um público que merece uma atençao especial no quisito segurança digital.
Diante disto, a Unicef alerta que esses menores de idade estão sob grande risco na internet nesse momento de pandemia. A entidade internacional afirma, uma vez que o tempo alongado nos dispositivos digitais pode expor as crianças a riscos de exploração sexual, bullying, conteúdo violento e demais perigos.
Portanto, é importante que os pais e responsáveis tomem algumas medidas de segurança ao deixarem as crianças navegarem pela internet.
1. Seja um canal aberto de comunicação para seus filhos.
2. Use tecnologia a seu favor para protegê-los.
3. Passe algum tempo com eles online para dar exemplos positivos.
4. Monitore o comportamento deles nas chamadas online e incentive hábitos saudáveis.
5. Sugira que eles usem as ferramentas online para se divertirem e se expressarem.
por Comunicação