Abertura das Paralimpíadas Escolares 2025 reúne 160 atletas e destaca inclusão no esporte
Com o acendimento da tocha, juramento do atleta e apresentação de capoeira, o evento contou com a participação de escolas municipais, estaduais e instituições como a Pestalozzi e a APAE.
Publicado em 29/04/2025 15:48 - Atualizado em 29/04/2025 16:30
A abertura das Paralimpíadas Escolares 2025 movimentou a rede de ensino de Itapemirim e instituições da região com a presença de 160 atletas. A cerimônia contou com o tradicional acendimento da tocha paralímpica, o juramento do atleta e uma apresentação cultural de capoeira feita pelos alunos da Pestalozzi de Itapemirim.
Participaram do evento as escolas municipais Florêncio Bento Alves (Córrego do Ouro), Waldeia Ferreira Pessanha (Itaoca), Narciso Araújo (Vila) e Pedro Siqueira (Gomes), além das escolas estaduais Leopoldino Rocha (Itaipava) e Washington Pinheiro Meirelles (Vila). A APAE de Marataízes também marcou presença, ampliando o alcance da ação integradora.
Entre os momentos marcantes da solenidade, estiveram o acendimento simbólico da tocha paralímpica, que simboliza a força e a luz do esporte como ferramenta de transformação, e o juramento do atleta, representando o comprometimento com o respeito, o esforço e a superação. A apresentação de capoeira feita pelos alunos da Pestalozzi de Itapemirim trouxe ainda mais brilho ao evento, emocionando o público presente com ritmo, movimento e inclusão cultural.
As Paralimpíadas Escolares têm como objetivo incentivar a prática esportiva entre estudantes com deficiência, promovendo não apenas o desenvolvimento físico e emocional, mas também a integração social entre as diferentes instituições.
por Assessoria de Comunicação - PMI