Encontro de orientação nutricional para gestantes de alto risco acontecerá no próximo dia 16
Casa Rosa realizará Encontro de Orientação Nutricional para Gestantes.
Publicado em 09/03/2020 14:43 - Atualizado em 09/03/2020 15:12
A alimentação equilibrada é um hábito recomendado para toda a vida. Durante a gestação, a responsabilidade quanto à alimentação aumenta, uma vez que implica diretamente no perfeito desenvolvimento do feto. Visando a qualidade de vida e saúde da grávida, a Administração Municipal promoverá um encontro de orientação nutricional para gestantes de alto risco, ainda no mês dedicado à mulher. O evento será realizado na Casa Rosa e contará com a presença da nutricionista, Gabriela F. P. Soares, no próximo dia 16, a partir das 8h.
A alimentação adequada ao longo do período gestacional exerce papel determinante sobre os desfechos relacionados à mãe e bebê.Durante a gravidez de alto risco é importante seguir as recomendações do obstetra, como repouso e alimentação equilibrada, por exemplo, para que a gestação decorra sem complicações para mãe ou para o bebê.
É importante também que a mulher saiba identificar os sinais de trabalho de parto prematuro, que pode ou não conter vestígios de sangue, pois o risco de entrar em trabalho de parto antes do tempo é maior nestes casos.
Desta forma, alguns cuidados que a gestante de alto risco deve ter durante a gravidez incluem: visitar o obstetra regularmente, fazer uma alimentação saudável, não consumir bebidas alcoólicas, repousar, controlar o peso e não fumar.
Contribui para prevenção de uma série de ocorrências negativas, assegura reservas biológicas necessárias ao parto e pós-parto, garante substrato para o período da lactação, como também favorece o ganho de peso adequado de acordo com o estado nutricional pré-gestacional.
Ressalta-se que a inadequação do ganho de peso durante a gestação tem sido apontada como fator de risco tanto para a mãe quanto para a criança, contribuindo para a elevação da prevalência de uma série de problemas.
A gestante deverá ter acompanhamento nutricional no pré-natal, para avaliação do estado nutricional, detecção de possíveis inadequações dietéticas, desmistificação de mitos e realização da educação alimentar e nutricional. As consultas devem ser iniciadas, preferencialmente, no primeiro trimestre da gestação.
por Comunicação