Maio Laranja: CRAS e escola se unem para orientar crianças sobre proteção e limites
Alunos do 5º ano da EMEF Narciso Araújo participaram de uma ação educativa sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, promovida pelo CRAS da Vila e a Secretaria de Educação.
Publicado em 02/06/2025 14:58 - Atualizado em 03/06/2025 09:49
Proteção começa com informação. E foi com esse compromisso que o CRAS da Vila, em parceria com a Secretaria de Educação e a EMEF Narciso Araújo, promoveu uma atividade especial com os alunos do 5º ano em alusão ao Maio Laranja — mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ação contou com uma abordagem cuidadosa e acessível, levando às crianças orientações claras sobre o tema. Por meio de uma atividade interativa, com o uso do desenho do corpo humano e sinalização por cores — vermelho (toques proibidos), amarelo (atenção) e verde (toques seguros) — os estudantes aprenderam a identificar seus próprios limites e a importância de reconhecer situações de risco. As crianças também foram orientadas sobre como reagir diante de situações de abuso e, principalmente, onde buscar ajuda com segurança.
Falar é o primeiro passo. A campanha “Faça Bonito” reforça o papel de cada cidadão na proteção da infância: quem não denuncia, também contribui para a violência.
Saiba onde denunciar:
Disque 100 (ligação gratuita e sigilosa, disponível 24h)
Conselho Tutelar: (28) 99993-2190
Polícia Militar: 190

por Assessoria de Comunicação - PMI